Olá pessoal.
Pra quem se interessa por Postura em escolares, saiu na última edição da REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA um artigo com o título: "Relação da dor musculoesquelética com variáveis físicas,
funcionais e alterações posturais em escolares de seis a 12 anos"
Vale a pena ler.
Acessem o link e boa leitura.
http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v17n4/pt_1413-3555-rbfis-nahead2422012.pdf
Andrey.
domingo, 13 de outubro de 2013
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Olá pessoal.
Artigo da Revista Brasileira de Fisioterapia, volume 17, número 2 aborda tema interessante: A relação entre as DTMs e o controle postural.
Acessem o link e aproveitem a leitura.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552013000200121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
terça-feira, 9 de julho de 2013
Olá pessoal.
Saiu a última Edição Online do Jornal do Bairro.
Acessem e aproveitem a leitura.
http://jbregional.com/index.php?option=com_flippingbook&view=book&id=50%3Aedicao-83&catid=5%3A2013&Itemid=109
Meu texto está na página 13.
Obrigado.
Andrey.
Saiu a última Edição Online do Jornal do Bairro.
Acessem e aproveitem a leitura.
http://jbregional.com/index.php?option=com_flippingbook&view=book&id=50%3Aedicao-83&catid=5%3A2013&Itemid=109
Meu texto está na página 13.
Obrigado.
Andrey.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Olá pessoal da disciplina de REDAÇÃO CIENTÍFICA.
Aí vai o quadro que aborda os critérios de avaliação da nota do 2o bimestre.
2º
|
+ INTRODUÇÃO E METODOLOGIA
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1.Introdução (sequência coerente, obedece os princípios de
objetividade, precisão, coerência e clareza)
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1,0
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2.Introdução (revisa de forma coerente e rápida a literatura
sobre o tema)
|
0,5
|
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3.Introdução (presença de justificativa coerente com o problema,
objetivo que condiz com a justificativa e/ou lacuna do conhecimento, utiliza
referências atualizadas e de boas fontes?)
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2,0
|
||
4.Introdução (redação bem feita exemplo: sem erros de português)
|
0,5
|
||
5.Metodologia (sequência lógica, referencia informações
importantes? coerente com introdução, possível de ser executada)
|
2,5
|
||
6.Metodologia (contém informações necessárias: amostra ou
população, variáveis de estudo, instrumento de coleta, forma da coleta, forma
de análise, consideração ética)
|
3,0
|
||
7.Metodologia (redação bem feita exemplo: sem erros de português)
|
0,5
|
Até mais.
Prof. Andrey.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Olá pessoal.
Tenho estudado bastante sobre acidentes de motocicleta nos meus projetos, inclusive no Doc. Vale a pena olhar este estudo realizado na França sobre tipologias destes eventos. Para cada um dos sete tipos descritos, há animação sob a perspectiva do motociclista, vista de cima e do ocupante do outro veículo ou pedestre. Ao final, há explicações sobre a origem do acidente, segundo os autores (Association Prevéntion Routière).
Apesar de estar em Francês, vale a pena xeretar.
Abaixo colo texto do prof. Ildeberto Muniz de Almeida, meu orientador do Doc sobre o estudo francês:
"Oi pessoal
A página abaixo divulgou material com reconstrução de 7 tipos mais frequentes de acidentes envolvendo motociclistas na França. São sete animações mostradas nas perspectivas do motociclista, de vista do alto, do outro ator envolvido (motorista de automóvel, pedestre, etc) e comentário com opinião dos elaboradores sobre fatores contributivos para o acidente.
O mesmo link destaca também uma revista em Quadrinhos sobre o tema (contretemps).
http://www.assureurs-prevention.fr/sites/jcms/p2_982407/motoprev-un-module-pour-identifier-les-situations-a-risque-a-moto?cc=c_5006
Acho que esse tipo de material pode ser útil para finalidades didáticas por várias razões daquilo que mostra e também do que não mostra.
Em relação ao que mostra me parece interessante:
1) o foco na gestão de diferentes situações (as sete que destaca) de condução durante a situação que precede imediatamente ao acidente
2) o fato de mostrar essas situações com ênfase na sua condição de co-atividade com diferentes atores, com destaque para aquele que participa diretamente do acidente (condutor de automóvel, pedestre ...). As animações mostram ainda aspectos da situação das vias (ambiente físico) e até comportamentos de outros atores do trânsito que embora atuando na situação do acidente passam um segundo antes, estão parados em situação que influencia comportamento de outro motorista, etc). A natureza de rede de fatores em interação pode ser vista, mas não enfatizada nas explicações apresentadas.
3) A principal questão que me parece não mostrada nas animações refere-se ao que Amalberti chama de dimensão diacrônica da atividade. Nelas, a atividade aparece sem história, reduzida (no sentido de reducionismo mesmo) à situação de condução que precede imediatamente ao acidente.
Aqui no Brasil, no caso dos motociclistas profissionais o estudo de Diniz, Ávila Assunção e Lima é uma pérola na exploração dos determinantes da atividade nesses acidentes
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232005000400014&script=sci_arttext
ou
http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n4/a14v10n4.pdf
Vale a pena xeretar
PB"
Olá pessoal.
Saiu a edição n. 80 do Jornal do Bairro. Acessem o portal e aproveitem a leitura.
Meu texto que aborda "COMO TRANSPORTAR MENORES NA MOTOCICLETA" está na página 10.
http://jbregional.com/index.php?option=com_flippingbook&view=book&id=47%3Aedicao-80&catid=5%3A2013&Itemid=109
Até mais.
Prof. Andrey.
Saiu a edição n. 80 do Jornal do Bairro. Acessem o portal e aproveitem a leitura.
Meu texto que aborda "COMO TRANSPORTAR MENORES NA MOTOCICLETA" está na página 10.
http://jbregional.com/index.php?option=com_flippingbook&view=book&id=47%3Aedicao-80&catid=5%3A2013&Itemid=109
Até mais.
Prof. Andrey.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Olá pessoal.
Informação saída recentemente do forno é interessante. Vejam a reportagem da Veja e principalmente cliquem na pesquisa científica de onde foram tiradas as informações principais.
Boa leitura.
Prof. Andrey.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/caminhar-faz-tao-bem-a-saude-quanto-correr
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